Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Novamente Geografando

Este blog organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Novamente Geografando

Este blog organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

TORRE DE 305 METROS VAI SER INSTALADA NA AMAZÓNIA PARA MONITORIZAR AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

Mäyjo, 26.11.15

Torre de 305 metros vai ser instalada na Amazónia para monitorizar as alterações climáticas

O Brasil e a Alemanha, num esforço conjunto, vão instalar uma torre e 304,8 metros de altura na Amazónia para monitorizarem as alterações climáticas. A Amazon Tall Tower, como se vai chamar, vai determinar a quantidade de dióxido de carbono (CO2) absorvida pela maior floresta tropical do mundo.

A floresta amazónica absorve grandes quantidades de CO2 anualmente, desempenhando um papel importante no clima do planeta. A nova torre, mais alta que a Torre Eiffel, vai ajudar os cientistas a quantificarem a quantidade de CO2 absorvido ou libertado anualmente. Para tal, a torre vai estar equipada com vários instrumentos de monitorização que vão recolher dados sobre os aerossóis e gases com efeito de estufa. Dada a sua altura vai ser também possível investigar as alterações e movimentos das massas de ar através da floresta a grandes distâncias, escreve o Inhabitat.

“A monitorização é feita amplamente sem influência humana directa e, como tal, ideal para investigar o significado das regiões de floresta para a química e física da atmosfera”, afirma o coordenador do projecto Jurgen Kesselmeier, investigador do Max Planck Institute for Chemistry.

A torre vai ficar localizada a cerca de 161km da cidade de Manaus e ser fabricada em aço, que será produzido no sul do Brasil.